top of page

PROJETOS

 

Nossa área de atuação inclui:

QUALIDADE   ISO 9001
 

A ISO 9001 estabelece um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, de qualquer tipo ou tamanho.

 

International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, está hoje presente em cerca de 157 países. Sua função é promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade seja permanentemente melhorada.

 

A ISO 9001 estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.

 

A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações, uma vez que confere a elas maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes -, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional.

   

Foi editada em 15 de Setembro de 2015 a versão ISO  9001-2015 a qual está em vigor. Essa versão conta com 10 capítulos, contra os 8 capítulos da versão ISO 9001:2008 (anterior). 

Essa versão da ISO 9001 está alinhada à ISO 14001 (ambiental) e ISO 45001 (Saúde e Segurança) e todos os outros Sitemas de Gestão ISO através do HSL - High Structure Level, uma vez que foi definido pela ISO IEC parte 1 e parte 2, um alinhamento em todas as normas de Sistemas de Gestão.

A QUALICON possui grande expertise na implantação, manutenção e revitalização de Sistemas de Gestão baseado nas normas ISO.

Consulte-nos.

MEIO AMBIENTE - ISO 14001

À medida que aumentam as preocupações em melhorar continuamente a qualidade do meio ambiente, organizações de todos os tipos e tamanhos voltam sua atenção para os impactos ambientais de suas atividades, produtos e serviços. O desempenho ambiental de uma empresa tem importância para suas partes interessadas, internas e externas. Atingir um sólido desempenho ambiental requer comprometimento com uma abordagem sistemática e com a melhoria contínua de um sistema de gestão ambiental.  

O objetivo da norma ISO 14001 é fornecer assistência às organizações que desejam implementar ou aprimorar um sistema de gestão ambiental e, por consequência, aprimorar seu desempenho ambiental. Esta norma é coerente com o conceito de desenvolvimento sustentável e compatível com estruturas culturais, sociais e organizações diversificadas, e com os seus diferentes sistemas de gestão.

 

Foi editada em Setembro de 2015 a revisão da ISO14001:2015. Ela possui agora um forte alinhamento com a ISO 9001:2015,  uma vez que o Anexo SL define que todas as normas de Sistema de Gestão, deverão seguir as novas diretivas. Assim sendo, ela também conta também com 10 capítulos (similar à ISO 9001:2015), contra a atual itemização (4.3.1; 4.3.2; 4.4.7, etc) da versão anterior.

A QUALICON possui grande expertise na implantação, manutenção e revitalização de Sistemas de Gestão baseado nas normas ISO.

Consulte-nos

43a95b3e414f0172f44760e02ab4ffd3.jpg
SAÚDE E SEGURANÇA - ISO 45001:18

 

Editada em 2018, a nova ISO 45001 substituiu a OHSAS 18001.

A ISO 45001 é uma especificação internacional que fornece orientações para estabelecer um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO) que permita:

• Eliminar ou minimizar riscos aos funcionários e outras partes interessadas que possam estar expostas aos perigos de SSO no desempenho de suas atividades. 
• Estabelecer rotinas para análise e redução de incidentes, acidentes e de doenças ocupacionais. 
• Aumento da conscientização das pessoas em relação à SSO e gerenciamento do atendimento aos requisitos legais e estatutários relacionados. 

A ISO 45001 destaca a importância da gestão dos perigos, avaliação dos riscos e o seu impacto no ambiente da empresa, bem como seu papel na melhoria do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança. 


Consulte-nos sobre como implantar e manter a ISO 45001.

RESPONSABILIDADE SOCIAL - SA8000

“Responsabilidade social corporativa é a forma de gestão que se define pela relação ética e transparente da empresa com todos os públicos com os quais ela se relaciona e pelo estabelecimento de metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos ambientais e culturais para gerações futuras, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais”. 
Instituto Ethos 

As organizações que desejam requerer certificação em Responsabilidade Social devem, obrigatoriamente: assegurar que os requisitos da norma foram efetivamente entendidos e implementados em todos os seus níveis; prover aos acionistas informações sobre desempenho, tais como os requisitos de certificação, e manter de forma adequada toda a documentação pertinente. Adotar e documentar os fornecedores sobre o envolvimento e a ciência necessários solicitados na norma de Responsabilidade Social.

 

A norma SA 8000 e a NBR 16001, envolve toda a organização e sua preocupação com seus funcionários e a comunidade.

images.jpg
AUTOMOTIVA IATF 16949
(Antiga ISO TS 16949)

 

O IATF é um grupo de fabricantes de veículos automotores e incluem em seus membros a FORD, GM, Chrysler, Mercedes Benz, BMW, PSA (Peugeot-Citroën), Renault, Volkswagen e BMW, além de algumas associações como a AIAG (Américas), VDA (Alemanha), SMMT (Reino Unido), FIEV (França), e ANFIA (Itália).

 

Além da melhoria contínua, ela tem como foco a prevenção de defeitos, a redução da variação e desperdício na cadeia de abastecimento. A IATF 16949 aplica-se ao projeto/ desenvolvimento, produção e, quando relevante, instalação e prestação de serviços na cadeia automotiva e seus produtos relacionados.

Desenvolvida em conjunto pelo IATF  (International Automotive Task Force) e pela ISO (International Standard Organization) teve sua versão inicial em 1999, e sua revisão em 2002. Em sua mais recente revisão recebeu o nome de IAF 16949, atendendo a novos requisitos relacionados à norma ISO 9001:2015.

 

SASSMAQ - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE SEGURANÇA, SAÚDE, MEIO AMBIENTE E QUALIDADE

O objetivo do Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade – SASSMAQ é reduzir, de forma contínua e progressiva, os riscos de acidentes nas operações de transporte e distribuição de produtos químicos. O sistema foi lançado pela ABIQUIM em maio de 2001 e abrange todos os modais de transporte, bem como Terminais de Armazenagem e Estações de Limpeza.

 

Atualmente encontra-se em vigor a versão 2014, a qual incorporou ítens do Atuação Responsável (onde aplicável), além de um aumento nos quesitos mandatórios.

A avaliação pelo SASSMAQ não é obrigatória, mas sua aplicação gera um importante diferencial para as empresas certificadas por esse sistema, comprovando que elas oferecem serviços de operações de logística qualificados.

O módulo Rodoviário, o primeiro a ser lançado, é dirigido a transportadoras e operadoras logísticas. Em março de 2005 entrou em vigor o compromisso das empresas associadas à ABIQUIM, todas signatárias do Programa Atuação Responsável, de somente contratar empresas avaliadas pelo SASSMAQ para o transporte rodoviário de produtos químicos à granel. Desde janeiro de 2006, esse compromisso foi estendido também ao transporte rodoviário de produtos químicos embalados.

Com o objetivo de reduzir o risco de acidentes envolvendo o processo de descontaminação de tanques, a ABIQUIM publicou em agosto de 2007, o Módulo Estação de Limpeza. A meta é que as transportadoras que prestam serviços para as empresas associadas à ABIQUIM utilizem preferencialmente estações de limpeza avaliadas pelo SASSMAQ. 

1-1-1200x565.jpg
PBQP-H  PROGRAMA BRASILEIRO PARA A QUALIDADE DO HABITAT (SiAC)

O PBQP-H, Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, é um instrumento do Governo Federal para cumprimento dos compromissos firmados pelo Brasil quando da assinatura da Carta de Istambul (Conferência do Habitat II/1996). A sua meta é organizar o setor da construção civil em torno de duas questões principais: a melhoria da qualidade do habitat e a modernização produtiva.

A busca por esses objetivos envolve um conjunto de ações, entre as quais se destacam: avaliação da conformidade de empresas de serviços e obras, melhoria da qualidade de materiais, formação e requalificação de mão-de-obra, normalização técnica, capacitação de laboratórios, avaliação de tecnologias inovadoras, informação ao consumidor e promoção da comunicação entre os setores envolvidos. Dessa forma, espera-se o aumento da competitividade no setor, a melhoria da qualidade de produtos e serviços, a redução de custos e a otimização do uso dos recursos públicos. O objetivo, a longo prazo, é criar um ambiente de isonomia competitiva, que propicie soluções mais baratas e de melhor qualidade para a redução do déficit habitacional no país, atendendo, em especial, a produção habitacional de interesse social.

 

A  Portaria n° 582, de 5 de dezembro de 2012 aprovou o atual Regimento do SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil).

Associado ao PBQP-H SiaC, encontra-se as normas de desempenho ABNT 15.575. Elas definem as condições de desempenho das edificações residenciais entre Mínimo; Intermediário e Superior, onde as construtoras deverão, dentro de uma série de critérios, garantir antecipadamente, que as unidades autônomas atendam os requisitos dessa norma tais como desempenho lumínico, térmico, ruído, etc.

O PBQP-H encontra-se na versão 2021.

bottom of page